terça-feira, janeiro 15, 2008

Dos melhores adventos webdesignicos desta última década, figura o incomparável YouTube, que me permite voltar no tempo e ver/ ouvir bandas e suas músicas, coisa rara nos meus tempos de meninice.

Já era raro comprar um disco. Lembro-me do total de discos tidos dos 8 aos 16 anos de idade:

  1. Imagine, John Lennon (presente do meu pai)
  2. Superfantástico, Balão Mágico (presente da minha mãe)
  3. Menudo, Menudo (presente de algum filho da puta)
  4. Born in the USA, Bruce Springsteen (mesada)
  5. Wild, Erasure (presente da amiga da minha mãe que me trouxe a SP para assistir ao Eric Clapton, em 1990)
  6. Õ Blésq Blom, Titãs (mesada)
Foram 6. Um nº ridículo, muito abaixo da média nacional da Guiana. Eu poderia ter melhorado esse nº se eu tivesse comprado mais discos com minhas mesadas. Mas, nesse caso, alguém deveria conversar com os meus pais sobre a importância da mesada, artigo de luxo que não consumi. Minha mãe achava que essa história de mesada era pra burguês e que eu não deveria ser seduzido pelo consumismo capitalista. Os discos citados acima na categoria mesada correspondem àqueles que foram comprados com mesadas esporádicas de tios e padrinhos…

E os shows? Até os 15 anos, apenas da Tia Dulce – uma espécie de Xuxa belorizontina, que se apresentava na TV Alterosa (SBT em BH), e alguns papai-noéis no Mineirão. Só. Quando fui morar em Itajubá/MG, sozinho, aos 15 anos, assisti Engenheiros e Titãs. Depois, em Itamonte, Kátia (aquela cantora ceguinha), Rosana e o RPM. Aos 16, como mencionei acima, conheci SP em alto estilo: Olimpia, Eric Clapton.

E por isso o meu apego ao YouTube. Fascinante ouvir Jethro Tull, Gary Moore, Franz Ferdinand (que já assisti sua apresentação quando eles abriram o show do U2 aqui em SP, e estou particularmente encantado com uma de suas músicas), Pink Floyd anos 80, completo e com o Roger Water ainda em condições de cantar (o coitado hoje não canta nem mocinha na rua). E por aí vai.

Viva o YouTube. E viva o Google também, que me permitiu conferir os nomes dos discos que eu nem me lembrava mais.

Off Topic: tudo bem que eu avacalhei na seleção de vídeos acima, numa completa miscelânea de estilos e tais, mas fica bom!!!

Nenhum comentário: