sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Munique

Mais um filme sobre o sofrimento judeu e o revanchismo; mais emboscadas e mortes em um filme com tendências claras, propagandista, onde o árabe é o sacana e só a ele cabe o ônus de 4.000 anos de conflitos. Assim é Munique.

É fato que extremistas árabes seqüestraram e mataram atletas olímpicos israelenses e para tal ato não há defesa. Hediondo, mas assim como eram hediondos os atentados terroristas cometidos pelos judeus em tempos pré Israel. Neste tipo de conflito não há, em sã consciência (a não ser sob a ótica de uma análise rasa), um lado que tenha sofrido mais do que outro. Que tenha perdido menos a razão.

O que não há, de fato, é bom senso!

Pois bem, depois do ato terrorista na cidade olímpica o governo israelense não contrata uma (ou mais) equipe de especialistas para caçar os mentores do atentado. Eric Bana (Heitor, em Tróia) então não se torna o líder dessa equipe e não parte pelo mundo, eliminando alvo por alvo. E esta equipe, que "nunca existiu", conta com uma central de inteligência clandestina que lhe fornece as informações de aonde encontrar os alvos – é do chefe desta organização a melhor fala: “Você poderia ser meu filho, mas não é. Você não é da família. Fazemos negócios. Lembre-se disso”.

Neste filme, para variar, o mocinho se preocupa com os inocentes e vive o conflito de ser “justiceiro” ou “assassino”. Mas é interessante como esta dúvida em seu âmago desaparece rápido e sua busca incessante em liquidar seus alvos aumenta, contudo não eleva a adrenalina deste filme com mais de duas horas e meia de duração. Não chega a ser empolgante e vale mais pelos personagens "históricos".

Com uma fotografia jóia e que deixa um cenário de anos 70 bastante realista, Munique é filme para assistir e comentar. Antes, porém, familiarize-se com: os Jogos Olímpicos de 72, Golda Meir (http://www.sobresites.com/judaismo/personalidade/meir.htm ), Setembro Negro (http://en.wikipedia.org/wiki/Black_September ), Mossad (http://www.mossad.gov.il/). Estes são “personagens” recorrentes e conhecê-los fará você aproveitar ainda mais.

Nenhum comentário: