sábado, dezembro 24, 2005

Então é Natal... Bom, sem querer polemizar, mas enfiando o dedo na ferida (tava ferido? Nem vi!), não curto esse papo de natal. Sou 100% fã de Cristo, mas ELE não nasceu nesta época do ano - todas as descrições bíblicas do evento não batem com as condições climáticas apresentadas na Palestina de hoje. Esta data foi um arranjo, uma adequação aos costumes e ritos pagãos para que o cristianismo fosse melhor aceito como religião oficial do império romano. As comemorações de 25 de dezembro já existiam, com um outro propósito: reverenciar o deus sol. Tá bom, tá bom, é uma excelente analogia: deus sol e o nascimento de Jesus, etc e tal. Mas não retrata a realidade e, o que é pior, faz com que as pessoas se concentrem e só pratiquem o "espírito de natal" em uma determinada época do ano.

Muito já se fez pelo espírito de natal: guerras foram suspensas, ações terroristas adiadas, esmolas dadas, ligações feitas. Porra, você só se lembra de ligar para a sua avó em uma única data? Não encontraríamos argumentos mais sólidos para um armistício do que simplesmente o espírito de natal? Por exemplo a vida? E caridade tem data marcada para fazer? Faça-me o favor!

Se tem uma coisa muito bacana nisso é o esforço que as pessoas fazem para reunir a família. Todos se encontram e comem a valer. Enchem o pandu de comida e todos ficam muito felizes. Isso é legal. Menos na casa da minha avó, coitada, pois com o que bebem os 4 filhos dela poderíamos abastecer a frota de carros de uma cidade com 20.000 habitantes. É uma festa!

Mas estar em BH é maravilhoso. Meus amigos, minha gente, meu sotaque. Tem tanta gente ainda para eu ver! Estar com o meu pai, minha irmã Melissa (louca de pedra), minhas filhas, isso é demais! E vou curtir a noitada de comelança com eles. Tá afim? Só não venha propor, " ‘a nível de’ este é o momento do nascimento do nosso salvador", uma reza. Tenha dó! Mas o seu lugar tá garantido, é só puxar a cadeira e sentar. A Melissa assumiu o comando da cozinha e não deixou ninguém chegar perto. Até porque, se chegar perto é capaz de ficar meio doidão com a "maresia, sente a maresia..."

Este natal será, no mínimo, diferente.

Nenhum comentário: