sexta-feira, junho 24, 2005

O milagre dos números

Os números me encantam e desafiam minha inteligência; isso não quer dizer que eu seja um ás na matemática. Ao contrário! Estou mais para asno.

Mas saber que os números explicam milhares de coisas, descobrem planetas, justificam a matéria, ampliam os mistérios e os desvendam, deixa-me embasbacado.

Antes mesmo da descoberta da Oceania era certo de que existia esse continente. A matemática cobrava esse naco de terra no planeta. Ninguém nunca havia registrado sua existência, mas para a matemática ela existia.

E a numerologia então? Parece existir mesmo essa relação do número final da conta que se faz com as letras que compõem seu nome... A esposa de um ex-jogador e atual comentarista de futebol conhecida minha certa vez explicou-me que o fato da primeira vogal do meu nome ser "i", a nona (9) letra do alfabeto, justificava a minha tendência de sempre pensar primeiro nos outros e depois em mim. Bonito, viu?

Soube, através do Dan Brown (sejam bondosos comigo, senhores críticos), da existência de um número perfeito. É o tal do phi(1,618:1). Nunca tinha ouvido falar, mas dizem que é a razão perfeita entre todas as coisas. Não me pergunte que coisas são essas, porque não sei e, inclusive, não concordo.

Número perfeito para mim é o 69! A visão, o gosto e a textura são perfeitos; as descargas de endorfina e seratonina são gigantescas e, de brinde, ainda ganho uma (piiiiiiiii).

Nenhum comentário: