quarta-feira, junho 29, 2005

Eu, como todo bom descendente de árabe, tenho grande preocupação em receber bem os meus convidados,quando me dão a honra da presença. Meus amigos distantes, lá das Minas Gerais, precisam de algumas dicas gastronômico-comportamentais antes que venham me visitar. Portanto, aí vão:

No trânsito, não espere que a lei de preferência seja respeitada. Não será! Pare em todos os cruzamentos, mas não seja mole. “Toda moleza será castigada”. Deixe um espaço razoável entre o seu carro e o carro ao lado. Este espaço PERTENCE aos motoboys. É deles (não está em Código de Transito nenhum, mas é deles). Não feche cruzamentos. Se há um resquício de educação no trânsito paulistano, está no respeito dogmático ao cruzamento. Agora, se você não respeitar, a educação desaparecerá em segundos.

Esteja disposto a conhecer outras formas de comunicação verbal. “Pelaórdi” é um cumprimento amistoso, enquanto “vai ficá piqueno” e “o leiti vai intorná” já são indícios de confusão.

Café-com-leite: se você pedir tal qual pedimos em Minas, você receberá uma Xícara de café, com uma gota de leite. Essa gota de leite no café poderia ser chamada de “pingado”. Aliás, foi este o nome dado para o café-com-leite tradicional. Mas não dê vacilos. Pingado se pede em padarias. Em lugares menos toscos o correto é solicitar uma “média”. Inclusive você poderá pedir uma “média grande”, uma experiência única!

Ainda na área gastronômica, um sanduíche com queijo branco ganhará a alcunha de “mineiro quente”. Bastante sugestivo! A feijoada em SP acontece às quartas enquanto que em BH acontece às sextas. Pirateam o nosso “tutu” e chamam de “virado” e aqui eles não conhecem orapronóbis.

Portanto, peçam certo e tragam uma boa provisão de pequis.

Mas, cá pra nós, antes isso... O pior é chegar no sul e, ao invés de pedir um pão francês (ou pão de sal), ter que pedir um cacetinho. Prefiro pão de forma!!!

Nenhum comentário: