terça-feira, maio 24, 2005

A Fase de Alerta ou Alarme ocorre quando saímos do nosso estado natural de repouso (homeostase) em decorrência da ação exagerada do Sistema Nervoso Simpático e da desaceleração do Sistema Nervoso Parassimpático em situações de tensão. Se conseguimos nos adaptar à situação de stress, entramos na Fase de Resistência. Na Fase de Exaustão ou Esgotamento o stress se tornou intenso demais. Os mecanismos de defesa e adaptação fracassaram; ocorre a quebra do organismo gerando uma série de doenças físicas ou psíquicas, até mesmo podendo levar à morte; quando se atinge o nível de exaustão do stress, em geral é muito difícil sair dele sozinho, precisa de um tratamento especializado; pode-se também alcançar esta fase e logo retornar ao normal.

Isto posto, afirmo: do jeito que a coisa anda, vou morrer!

Não bastava o final de semana em B, cheguei no escritório e fui recebido com um “só você pode nos ajudar...” E assim fui eu, às pressas, para Descalvado/SP, dar uma palestra na faculdade de Ed. Física de lá.

Já na ida para a rodoviária soube que SP acabara de quebrar um recorde de engarrafamento para aquele horário. Juro que pensei que iria morrer. Me deu um sono (Fase de Exaustão) que quase bati o carro. Depois, mais 4 horas e meia de ônibus passando por cidades como Pirassununga (a quantidade de canaviais mais parece um oceano), Limeira, Porto Ferreira... Lembrei-me do Dioguito (Maindardi – já estamos amigos) e dos seus últimos artigos.

Palestra dada (como o interior de SP tem moças bonitas, né?), fui jantar ao som de Osvaldo Montenegro. Antes isso do que o Bruno & Marrone do triângulo!

Descalvado é uma cidade com 25 mil habitantes, tem um Clube do Fusca e plantam laranja e cana. Tem 5 academias e 1 cinema. Tem uma matriz, a praça tradicional e os dois táxis costumeiros (um Opala e uma Belina). E, para variar, o Hotel Descalvado, ao lado da praça. Dormi lá, embalado pelo sino que tocava a cada 15 minutos.

Preciso de tratamento especializado!

Nenhum comentário: