terça-feira, abril 19, 2005

O que é saudade? Quando busco na memória aquelas pessoas de quem mais gosto, aquele evento que mais me marcou, o sentimento que me aperta o coração quando percebo que não estou mais próximo dessas pessoas e nem vivencio mais aquele evento costumo chamar de saudade.

A saudade pode ser remediada quando posso, de alguma forma, sentir novamente as sensações boas já sentidas. E a saudade torna-se um câncer quando percebo que aquele momento ou aquela pessoa não participará mais da minha vida. Esse câncer corrói, alimenta-se de carne. “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança” trata com maestria esse tema.

É saudade o que sinto agora. Aliás, essa saudade (específica) sinto há 3 anos; remediada, graças a Deus, nos raros momentos que estou em BH. Sinto tanto a falta de uma querida amiga! Minha querida amiga Terezinha, “Top Ten de Todos os Tempos Incluindo Família”.

Essa amizade começou quando eu ainda coordenava a Academia Turner, em BH. Maria Amália, diretora da academia, entrou na minha sala e disse que gostaria que eu atendesse uma aluna ilustre, esposa de um diretor de banco, etc e tal. Começou ali uma das amizades das quais eu mais me orgulho, de todas as horas e insubstituível.

Ela veio com um sonho antigo e eu me propus a ajudá-la. Entre esteiras e anilhas, livros, filmes e músicas abasteciam as nossas conversas. Nada fútil do tipo a vida de fulano e os bens de sicrano. Além dos cafés, almoços e cinemas que compartilhávamos, acompanhei um pouco o crescimento de seus filhos e deles me tornei amigo. Quando ela entrou para a Faculdade de Jornalismo, eu a ajudei sendo o seu entrevistado nos trabalhos. Nada mais adequado para o pavão aqui. Ela me contava as angústias e as conquistas do marido e eu confidenciava meus desentendimentos amorosos. Tornamo-nos cúmplices e confidentes.

Quando disse a ela que mudara meus planos e não mais poderia ser seu Personal Trainer, ela me perguntou: "Podemos escrever cartas um para o outro? Assim, quando ficarmos famosos, publicarão nossas correspondências." Ela cumpriu sua promessa e me escreve toda semana. Eu respondo. Aqui.

Ao ajudá-la a conquistar um sonho, ela me ajudou a conhecer uma amizade digna de Dia do Amigo que, aliás, só soube que existia depois dela.

Nenhum comentário: