quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Check In Manaus (em primeira mão)

Sejam bem vindos, este é o vôo BS002. Acomodem suas bagagens de mão no compartimento acima das poltronas ou embaixo da cadeira, à sua frente. Aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados, bem como telefones celulares. Sou o comandante Christian, e tenho o prazer de te convidar a conhecer as cidades-sede dos nossos Workshops, bem como cidades pitorescas deste nosso Brasil. Obrigado por escolher o jeito BODY SYSTEMS de viajar

É simplesmente impossível resistir aos seus encantos, sua beleza natural e a de seu povo, sua culinária indígena e todo o seu folclore. Diz a lenda local que “quem vê o encontro das águas e come jaraqui, fica por aqui”. Pura verdade! Você será o meu convidado a desbravar Manaus, a “Cunhã-Poranga*” das Cidades.

A origem do seu nome está em 1833, quando passou à categoria de Vila, com o nome de Manaus, que na língua nativa significa "Mãe de Deus", homenagem à tribo manaós. A cidade, que está à margem do Rio Negro e conhecida como a capital do pulmão do mundo, é realmente de perder o fôlego. Dona de uma paisagem exuberante, circundada pela floresta amazônica, e de construções belíssimas, que remontam a uma época de muito luxo, com prédios construídos no início do séc. XX e material todo europeu. Destaque para o famoso Teatro Amazonas e o Mercado Municipal. E que ainda hoje ganham destaque na arquitetura local, um estilo neoclássico e art nouveau. Outros pontos turísticos desta arquitetura: Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça, Porto de Manaus. Outros dois passeios indispensáveis são:
  • Assistir ao Encontro das Águas - O rio Amazonas é formado do encontro entre os Rios Solimões (uma água barrenta) e Negro (água escura). A explicação para o fenômeno que gera esse belo espetáculo pode estar nos fatores densidade, temperatura e velocidade muito diferentes entre os dois rios.
  • Ponta Negra - Principal ponto jovem de Manaus. No calçadão é possível caminhar, praticar esportes diversos, ver apresentações da dança local (Boi) em bares especiais.

Depois do “ciclo da borracha”, Manaus viveu outro período de grande desenvolvimento, impulsionado pela Zona Franca, que lhe rendeu vias de acesso modernas, um aeroporto de excelente infraestrutura e grandes empresas. Mas, como toda cidade em expansão, existe um contraste muito grande entre os belos edifícios na Ponta Negra e verdadeiros casebres, em vários pontos da cidade.

Para desvendar a magia de Manaus, começaremos pela culinária; e, para apreciá-la, um bom ponto de partida é tomar o verdadeiro Café Regional. Lembro-me com saudade a primeira vez que o primeiro parceiro BODY SYSTEMS e meu amigo, Raidi Rebelo, levou-me no Café da Joelza, bem ali na Estrada Torquarto Tapajós. Sucos naturais, tapiocas, mingaus, e uma explosão de sabores nas combinações com o genuíno guaraná. E para as demais refeições? Pato no tucupi do Restaurante Açaí, a famosa caldeirada da peixaria Bom Gosto, a suculenta costela de tambaqui e, de sobremesa, um delicioso pavê de cupuaçu. Você não faz idéia como já estou com água na boca!

A música faz o coração deste povo bater mais forte. Não é à toa que as duas paixões de Manaus são: o Boi e a BODY SYSTEMS. O futebol vem logo em seguida!

O Folclore local é extremamente forte e existem dois concorrentes: O Garantido (“coração vermelho”), toado na voz inconfundível de David Assayag, e o Caprichoso (“estrela azul”), com sua marujada impecável. É um espetáculo à parte! “A rivalidade histórica entre os Bois domina a cidade, permeia o imaginário das pessoas e culmina numa das maiores festas populares do Brasil: o Festival Folclórico de Parintins, que se realiza sempre nas noites de 28, 29 e 30 de junho. Na arena do bumbódromo, os Bois apresentam um grandioso espetáculo de dança, música, drama e efeitos especiais - uma verdadeira ópera cabocla, uma celebração amazônica, que leva ao delírio seus mais de 40.000 espectadores”, diz o Prof. Ms. Andreas Valentin.

E a segunda paixão manauense, a BODY SYSTEMS, começou em fevereiro de 1999, no 1º treinamento de BODYPUMP, o primeiro em toda a região norte do Brasil. Uma única academia e cinco professores aceitaram a missão de desbravar os caminhos do sucesso ao lado da BODY SYSTEMS. Um caminho aberto com suor e alegria, hoje pavimentado e repleto de êxitos. Você consegue imaginar 75 pessoas fazendo uma aula sexta-feira à noite – em média?

E é para este povo guerreiro (muitas vezes sofrido), de cunhã-porangas belíssimas, bem brasileiros, a nossa gratidão e respeito. É uma excelente idéia renovar os ares e fazer o próximo Workshop em Manaus.

*cunhã-poranga, do folclore regional, significa “a mais bela índia da tribo”.

Nenhum comentário: