segunda-feira, janeiro 10, 2005

Momentos Pitorescos

A cada dia que passa percebo o quanto o mercado de fitness é amador, também no que tange a gestão das empresas. Acabo de conversar com a proprietária de uma academia que se sentia desesperançada. Tamanha tristeza tem um motivo: ela não identifica o porquê da academia não trazer retorno no período da manhã.

Contudo, quando perguntada sobre mais detalhes, respondeu que precisaria consultar sua secretária, pois quase nunca aparecia na academia naquele horário ("tenho péssimo humor de manhã"). Pode?

Segue um texto que fiz sobre Horário Comercial:

Academia é uma empresa – respeite o horário comercial.

Nestes últimos cinco meses do Departamento de Atendimento e Consultoria de Academias, a Body Systems se deparou com um obstáculo quase instransponível para o bom atendimento deste setor: a ausências dos proprietários/gestores em suas academias no horário comercial.

O horário comercial, estipulado nos últimos séculos justamente por serem os horários em que o ser humano é mais produtivo, compreende aquele intervalo entre 08:00 h e 18:00 h.

Contudo, as academias, justamente por prestar serviços para a grande parcela dos que trabalham no horário comercial, percebem uma maior ocupação em horários pouco convencionais – 18:30 h em diante.

Para gerir uma academia, o proprietário deve ter, à sua disposição, todos os recursos humanos e espaços de tempo necessários para as tomadas de decisão. Pense bem: no horário comercial TODOS os seus fornecedores podem atendê-lo, a academia não está tão lotada e você tem tempo para um check-list nos aparelhos de musculação, uma reunião com a equipe de recepção, uma reunião técnica com seus profissionais. Imagine uma reunião com as recepcionistas às 19:00 h... impossível!

Em algumas de nossas ligações para academias, deparamo-nos com pérolas como: “o proprietário não está... ele está trabalhando!”. Ora, em academia não se trabalha?

Os exemplos de sucesso confirmam os conselhos dos avós de nossos avós: “o olho do dono é que engorda o gado”.

Encarar o horário comercial como o melhor momento para cuidar da sua academia permitirá que o proprietário utilize sua empresa como cliente, usando os equipamentos, o chuveiro, as aulas de ginástica e, assim, ouvir e sentir o que o seu cliente sente e fala nos horários “críticos”.

Coloquemos os fatos como testemunha: quantas vezes tomamos atitudes preventivas em horários de pico? Com todas as esteiras em uso, é fácil perceber um “barulho estranho”? E o que fazer com a esteira estragada às 20:00h?

A ação de um gestor é estratégica e preventiva. Essas são as prerrogativas para o sucesso de todo empreendimento.

A Body Systems está à sua disposição, em busca de resultados consistentes e práticos, no horário comercial. Conte conosco!

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