quarta-feira, dezembro 22, 2004

Viagens

E por falar em viagens...

Lembro-me, não com muitos detalhes, das minhas viagens da infância em tempos de família feliz. Destinos de sempre: Itamonte (aprazível cidade no sul de Minas, terra da minha Vó - férias de julho) e São Francisco (ao lado de Campos dos Goytacazes/RJ, terra de Lobisomem e do Coronel Ponciano de Azeredo Furtado - férias de janeiro).

O que realmente me lembro é do meu pai e de seus ensinamentos nos pequenos detalhes.

Nas nossas viagens, provisionava cada um dos seus filhos com 1 caixa de sucrilhos kellogg's, 1 caixa de bombom e 1 bandeja de yakult. Detalhe: como um ritual de agradecimento, o bombom mais gostoso (opereta) era entregue a ele, já no ato da abertura da caixa, como demonstração de gratidão.

Era nossa obrigação cuidar das provisões e utilizá-las de forma inteligente. Provisão espartana!

Tudo bem que a primeira coisa que fiz, no meu primeiro salário, foi comprar uma bandeja de yakult e tomar todos ao mesmo tempo, em um copo king size. Aliás, esse deve ser o sonho de muito nêgo que partilhava uma bandeja de 6 com duas irmãs, e ouvia um discurso de workshop sobre "o mal que faz tomar mais de 1 yakult por dia".

Mas, depois de alguns tombos, percebi a sabedoria na vida real. Como é importante saber dosar e gastar o que se consegue!

Nenhum comentário: