quinta-feira, junho 02, 2005

Os pedidos continuam: a briga entre o bem e o mal

Os Cavaleiros Jedi são organizados por um Conselho, formado pelos Mestres Jedi mais sábios e poderosos. Dentre eles, destaca-se o decano Mestre Yoda, um ser pequenino, orelhudo e verde, de uma aparência frágil que mascara uma habilidade incomparável com o Sabre de Luz e uma capacidade de manipular a Força como muito poucos. Além de Yoda, o Mestre Mace Windu dá as diretrizes estratégicas dos Jedi espalhados pela Galáxia.

Para se tornar Jedi, o aspirante deve ter uma quantidade expressiva de Mid-clorians (a matéria-prima da Força) e deve iniciar muito cedo seu aprendizado. Neste aprendizado, além das habilidades de batalha e capacidade de persuasão, o (a) padawan aprende a necessidade de se desvencilhar das necessidades materiais e sentimentais, pois o ciúme e a cobiça geram raiva e medo, atrapalhando o julgamento.

Caracteriza-se padawan o jovem Jedi que possui seus cachos de cabelo aos moldes do peot (peyos) judaico e, ao que parece e assim como a tradição hebraica, cabe somente ao padawan homem. Neste processo probatório, o candidato é tratado com afeto e areia. Até porque a soberba é um dos caminhos mais rápidos para o Lado Negro da Força.

Já os Cavaleiros Sith, aqueles que sucumbiram aos Poder do Lado Negro, não são organizados por um Conselho. Na verdade, só existem 2 Cavaleiros Sith. Um Mestre e um Aprendiz. Quando um morre, um outro é recrutado para assumir o posto.

Seduzido pelo poder, o Mestre insinua-se para o seu discípulo oferecendo riquezas e impérios, e em contrapartida pede sua alma. Uma referência clara aos 40 dias de jejum e tentações de Cristo no deserto. Ao contrário dos Jedi, os Sith se alimentam da raiva e ganância. Sua Força é potencializada pelo ódio. Querem tudo e acreditam que o universo lhes pertence.

Nenhum comentário: