terça-feira, maio 31, 2005

Os pedidos foram muitos:
Star Wars, o começo da saga

Nessas poucas linhas, delinearei os fatos mais importantes – na minha concepção – do início da saga que transformou a história do cinema (pelos efeitos visuais e pelo marketing agressivo) e algumas pessoas (pelo conteúdo supostamente bíblico / profético).

A galáxia vive uma democracia, período chamado de República Galáctica (lembra de quando inauguramos, no Brasil, a Nova República?). Os senadores são os representantes de cada planeta e o Senado é presidido por um Chanceler. A Federação do Comércio, uma instituição controlada por gananciosos e inescrupulosos comerciantes, ameaça a tranqüilidade do universo com embargos econômicos e, algumas vezes, sitiando planetas indefesos. Uma ordem de Cavaleiros mantém a paz nestes tempos conturbados, seres estes dotados de um estranho poder chamado “Força”. Essa “Força” confere a esses Cavaleiros uma capacidade de persuasão e batalha fora do normal. São chamados Jedi e sua arma é o Sabre de Luz, uma espada laser feita de um cristal muito raro.

Aos 9 anos de idade, um escravo chamado Anakin Skywalker, filho de Shmi e de pai desconhecido (defendo que este mistério é desvendado no Episódio III), é descoberto no planeta Tatooine, por um Mestre Jedi, Qui-Gon Jinn e seu padawan (aprendiz), Obi-Wan Kenobi. Suas habilidades chamam a atenção destes Cavaleiros e sua Força é fora do comum. Sua quantidade de poder ultrapassa até mesmo os níveis dos Mestres mais poderosos. Fica uma pergunta no ar: seria esse escravo o “Messias” que traria equilíbrio para a Força, na sua eterna disputa com os Lordes Sith, poderosos Cavaleiros do Lado Negro da Força, os eternos inimigos da Ordem Jedi?

Anakin, um menino sonhador e com tremenda força de vontade, é libertado da sua condição escrava depois de vencer uma corrida de Pods. Sua mãe não consegue o mesmo benefício e o garoto a deixa para trás, para viver sua saga. Ele conhece Padmé Amidala, governanta de Naboo (o ocupante deste cargo recebe o título de Rei ou Rainha). Naboo se vê invadido pela Federação do Comércio e a trupe corre para socorrer o planeta natal de Padmé.

Aparentemente 10 anos mais velha que Anakin, Padmé não permitirá que isso se torne um empecilho para o tórrido romance com esse rapaz, no futuro.

Nenhum comentário: