terça-feira, março 29, 2005

Perfil Comportamental - Manual

Perfil Comportamental, uma análise nada ortodoxa:

Começo os meu 31 anos com uma análise de alguns comportamentos, que gostaria de compartilhar com você.

O comportamento Xiita: Uma das formas mais retrógradas de se posicionar sobre qualquer tipo de assunto. O xiita se nega a reavaliar suas crenças e suas posições. Não evolui! Existem, contudo, duas correntes dentro deste estilo:

  • O xiita-consistente: sabe o que fala; tem conhecimento (específico) de causa.
  • O xiita-vassalo, geralmente fã (ou assecla) do xiita-consistente: reproduz os pensamentos/dogmas do xiita-consistente mas, com um mínimo de argumentos contrários, revela-se medroso e sem capacidade de sustentar suas crenças.

O comportamento Joselito: Este é o que mais me irrita. Leso, lerdo, sem noção. Dono de comentários "nada a ver"; não só tergiversa como fala coisas que, em momento algum, foram aventadas. Ou dá as famosas mancadas, bundadas, manotas, oreiadas, que deixam outras pessoas em situação complicada. E o pior: nem percebe! “Puta virgem” que, assombrada, conclui: “Oh, ele me comeu!”

O comportamento Glenn Close: Então tá, os dois se encontram e, a partir de um bate papo, um olhar de desejo recíproco e a coragem de um dos dois em se declarar, acabam na cama (ou no carro, ou atrás da bananeira...). O glennclosismo (contribuição dada pelo mestre das letras à nossa língua, Master Sacripas) é aquele típico comportamento de quem quer mijar em todos os postes, demarcar território, tentando mostrar para todos em volta que aquele (a) ali tem dono (a). Não admite que outras pessoas se aproximem pois, como eles transaram, agora um pertence ao outro. Só que o outro não pensa assim, mas passa a sofrer marcação cerrada e, em alguns casos, violenta.

Obs.: Existem casos já comprovados de uma fusão entre o Joselitismo e o Glennclosismo. Seria cômico se não fosse trágico!

O comportamento PSDB: Sempre disposto a concordar com ambas as partes, não se posiciona e tampouco compra o boi de alguém. Vem sempre acompanhado da frase “concordo com você, neste ponto; e com você neste outro ponto”, para todos os querelantes. Por mais que pareça, este indivíduo está muito distante da condição Jedi, por não ter uma postura firme e decidida sobre a questão em si ou em qualquer outra na vida, da pessoa enquanto ser humano...

O comportamento Jedi: Seres com bondade no coração, capacidade de ouvir e habilidade de transmitir O conhecimento. Seres dotados da Força, conhecedores do poder dos mid-clorians, conhecedores da História. Respeitam mas lutam contra o poder dos Siths. Conseguem associar o Planeta Tatooine com o futuro da galáxia. O Jedi tem crenças, mas sabe ouvir quem as negam. O Jedi defende sua tese, mas não desdenha do ignorante. O Jedi sabe a hora de calar, mas quando fala cada palavra se mostra necessária. O Jedi ama (é bem verdade que o amor o confunde, pois o Jedi não é um ser perfeito), sonha e erra. Convence, contra-ataca, orienta (através de feedbacks) e vence. Também se divide em 2 correntes. Para classificá-las, faz-se mister lembrar as fases de (in)consciência da (in)competência:

  1. Incompetência Inconsciente: Não sabe que não sabe.
  2. Incompetência Consciente: Sabe que não sabe.
  3. Competência Consciente: Para fazer a coisa certa, precisa estar atento.
  4. Competência Inconsciente: Não precisa fazer esforço para fazer a coisa certa

Vamos para as classificações:

  • Padawan: Aprendiz de Jedi, pode ter migrado de qualquer outro estilo comportamental, pois teve conhecimento da sua condição e optou pela mudança. Necessário o estudo histórico (ter todos os capítulos da saga e saber como a França foi tratada no final da 2ª Guerra é o mínimo), bem como o estudo da arte da guerra, a arte da negociação, técnicas de persuasão e guerrilha, bem como o estudo bíblico (melhor manual de bom comportamento não há). Não pode ser reativo aos feedbacks.
  • Master Jedi: Coloca tudo em prática, e nem se dá conta. E espera com fervor pelo 19 de maio de 2005.

Quem é você?

À esquerda de cada uma das características, identifique nos espaços abaixo quais são os comportamentos MAIS característicos da sua personalidade e os MENOS característicos em cada uma das situações identificadas.

Da esquerda para a direita, assinale 4 à esquerda do comportamento MAIS característico, 3 para o próximo comportamento mais característico, 2 e finalmente 1 para os comportamentos MENOS característicos.

  • ٱdiretivo ٱpresunçoso ٱestável ٱnão entendi
  • ٱconfiante ٱansioso ٱdeliberativo ٱnão entendi
  • ٱracional ٱatrevido ٱprevisível ٱnão entendi
  • ٱdecidido ٱliga o foda-se ٱinfluenciável ٱnão entendi
  • ٱdestemido ٱ irresponsável ٱmedroso ٱnão entendi
  • ٱincansável ٱemocional ٱcheio de dedos ٱnão entendi
  • ٱpreciso ٱtosco ٱflexível ٱnão entendi
  • ٱpersistente ٱfalante ٱcara de paisagem ٱnão entendi
  • ٱiniciativa ٱse acha sedutor ٱse acha amigável ٱ não entendi
  • ٱforte ٱsensível ٱnão é sincero ٱnão entendi
  • ٱtotal ٱtotal ٱtotal ٱ total

Some cada coluna (não deu para colar uma tabela aqui, portanto sejam bondosos ao entender a "coluna").

- 1ª coluna: Coeficiente Jedi

- 2ª coluna: Coeficiente Glenn Close

- 3ª coluna: Coeficiente PSDB

- 4ª coluna: Coeficiente Joselito

Nenhum comentário: