terça-feira, janeiro 24, 2006

O Guardião das Regras Não Negociáveis

A sua academia tem uma Missão, uma filosofia de trabalho e regras claras? Acredito que sim e isto é muito importante. Estes são os valores que toda empresa deve ter e defender; não se negocia! Essas são as chamadas Regras não Negociáveis.

Dentro de uma academia todos os colaboradores devem conhecer as Regras não Negociáveis, respeitá-las e obedecê-las. E ter um responsável pela orientação facilita o cumprimento dessas normas. Quem é o responsável por gerenciar o cumprimento das Regras não Negociáveis da sua academia? Quem é o “Guardião” e qual é a maneira com a qual ele orienta seus colaboradores na defesa destes valores? Provavelmente você, Gestor, é o responsável. Ou, então, alguém de sua confiança.

A base do sucesso de uma academia é o relacionamento. Inclusive o relacionamento entre os seus colaboradores. Como anda esse relacionamento interno? Seus colaboradores se sentem felizes e respeitados ou se sentem ameaçados, humilhados? Sua Academia vive a “Era da Liderança” ou a “Era do Medo”?

Costuma-se associar a expressão “Era do Medo” ao período da Guerra Fria, ou ao conflito israelense-palestino e também ao terrorismo pós 11/setembro. Contudo, por mais distantes que pareçam tais conflitos com a nossa realidade pacífica, sua empresa pode estar vivendo sua “era do medo” particular.

Nicolau Maquiavel, um dos mais conhecidos filósofos políticos de todos os tempos, se tornou famoso por defender a visão de que um gestor, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Acreditava que “os fins justificam os meios” e que é “preferível ser temido à amado”. Maquiavel é um dos grandes defensores da “Era do Medo” na gestão. Nos dias de hoje, ele humilharia os colaboradores da empresa. E-mail chamando a atenção do funcionário sairia com cópia para todos os demais colegas de trabalho. Ameaças fariam parte do dia a dia da academia. O fato é que Maquiavel, em 1527, morreu em estado de profunda pobreza e sozinho!

Jack Welch, um dos mais respeitados executivos de todos os tempos, começou sua carreira na General Electric em 1960 e em 1981 tornou-se o oitavo presidente e CEO da empresa. Durante seu mandato, a capitalização de mercado da GE aumentou em US$ 400 bilhões, transformando-a na empresa mais valiosa do mundo e Jack foi considerado o Executivo do Séc. XX. Jack Welch construiu todo o seu sucesso baseando-se na “Era da Liderança”. Idéias que marcaram a sua trajetória: “A confiança é uma forma de obter sucesso nos negócios. Trate os funcionários com respeito e anime-os para que se sintam mais confiantes para tomar decisões. Gerenciar é alocar pessoas e recursos. Designe as pessoas certas para função certa, dê a elas o que precisam e depois deixe o caminho livre”. Reuniões reservadas com os faltosos e comemorações públicas com os funcionários exemplares faziam parte do seu dia-a-dia.

Na sua academia, quem é o Guardião das Regras não Negociáveis? Um Maquiavel ou um Jack Welch? Veja a história de cada um e faça a sua opção.

Espero que você faça a escolha certa. Uma opção que premie o bom relacionamento interno, que estimule todos a obterem os máximos resultados. Prefira a sabedoria do Líder ao terror do Chefe.

Nenhum comentário: